5 táticas para escolher corretamente um CRM para sua empresa

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5 táticas para escolher corretamente um CRM para sua empresa

Você sabe como escolher um CRM? O Customer Relationship Management é o software utilizado para administrar o relacionamento com o consumidor. Por isso, é um recurso fundamental para qualquer empresa funcionar bem atualmente.

O CRM permite que as empresas administrem sua relação com consumidores e organizem os dados relacionados a eles em uma só plataforma. Além disso, ela pode ser acessada de qualquer lugar, uma facilidade que exige cuidado com a conformidade na migração para a nuvem.

Aqui, é importante lembrar que todo empreendimento é baseado em relacionamentos, seja com consumidores, seja com fornecedores ou parceiros. Com tantas informações geradas por esses contatos, as conexões feitas diariamente precisam ser administradas de algum lugar — e é aqui que entram os softwares CRM na nuvem, que são uma evolução natural.

A seguir, você entenderá como escolher um sistema de gestão do relacionamento com o cliente e o que buscar entre as opções disponíveis no mercado!

Por que a empresa precisa contar com um bom CRM?

Contar com um bom CRM permite que a empresa integre o gerenciamento do relacionamento com os clientes a todos os outros quesitos necessários à gestão empresarial. Isso significa unir financeiro, marketing, vendas, atendimento, etc. Assim, é possível abranger a prospecção de clientes até a conversão.

De toda forma, a grande vantagem é a capacidade de eliminar ineficiências e ter uma gestão mais aprimorada do negócio. Especialmente, no que se refere aos clientes. Assim, você identifica quando, onde e como abordar os leads para aumentar a chance de fechar vendas.

Nesse sentido, existem vários motivos para escolher um CRM para sua empresa. Alguns deles são: 

  • otimização do tempo, já que várias tarefas podem ser automatizadas e a equipe passa a focar atividades estratégicas;
  • melhoria da comunicação interna, porque todos os KPIs, informações, dados e metas são compartilhados;
  • identificação do público-alvo e das personas, a fim de saber quem são as pessoas que consomem seu produto. Isso é conseguido por meio da construção de um banco de dados confiável e identificação de perfis e necessidades;
  • identificação de tendências de mercado, com o objetivo de fazer ajustes no plano original e atender às novas demandas do comportamento dos consumidores;
  • previsão de ameaças ao negócio, pois todas as transações são rastreadas de forma permanente e isso permite identificar desvios;
  • precisão nas tomadas de decisão, a partir de uma análise detalhada dos dados, que ajudará a encontrar o melhor caminho.

Como escolher um CRM para sua empresa? Veja 5 dicas

Para escolher um CRM para sua empresa, é importante adotar algumas boas práticas. Veja quais são elas.

1. Analise a complexidade da sua demanda

O primeiro passo para escolher o software de CRM certo é entender a complexidade da sua demanda. Ou seja, do que o seu negócio precisa para funcionar. Coloque os seus objetivos em ordem e tente estabelecer prioridades entre eles. Assim será mais fácil, entre as várias opções do mercado, filtrar aquela que melhor lhe atende.

Pode ser que uma opção de CRM mais simples seja suficiente para atender às necessidades do seu negócio — e pode ser que não. Por isso, essa triagem é muito importante. O que você precisa, no fim das contas, é encontrar uma solução que resolva todos os seus problemas — e você deve manter isso em mente ao longo da sua busca.

2. Verifique a possibilidade de customizar funcionalidades

Não importa qual é o seu maior desafio em termos de comunicação no momento, todos os negócios têm consumidores em estágios diferentes do processo de compra. Por isso, quando for escolher o CRM certo para a sua empresa, você deve encontrar uma alternativa que permita customizar diferentes estratégias para consumidores variados.

Isso deve ser feito com base nas necessidades e nos métodos específicos identificados pela sua equipe de trabalho. É essencial que o seu sistema possibilite um certo nível de personalização, como o seu e-mail já faz. Sem isso, você poderá se ver preso a uma solução que não atende completamente às suas demandas.

3. Descubra como funciona o suporte da equipe do sistema

Mais cedo ou mais tarde, todo tipo de software apresenta alguma falha ou problema que precisa ser resolvido com o auxílio de um profissional. Por isso, é muito importante entender quais opções estão disponíveis quando o assunto é atendimento.

Você prefere que ele seja realizado por e-mail ou por telefone? Garanta isso no ato da contratação e descubra como funciona o suporte ao cliente antes de precisar dele.

4. Considere a mobilidade

Hoje, mobilidade é uma palavra-chave no meio corporativo. Isso porque trabalhamos o tempo todo e nem sempre estamos em nossas mesas para realizar nossas tarefas.

Por exemplo, sua equipe de vendas raramente está no escritório. Ainda assim, sempre precisa ter acesso aos dados de clientes para executar bem o seu trabalho. Por isso, sua opção de CRM deve ser utilizável em dispositivos móveis e ter boa interface e usabilidade para isso.

5. Opte por um CRM inteligente

É ótimo trabalhar com um programa que seja inteligente o bastante para poupá-lo de parte do trabalho. Por isso, o melhor é buscar alternativas que tenham funções analíticas.

Elas conseguirão orientar a sua equipe a entrar em contato com seus leads em uma base regular. Além disso, gerarão relatórios de atividades compreensivos, que poderão melhorar bastante os seus atendimentos.

Por que o CRM em nuvem é a melhor opção?

O CRM em nuvem é a melhor opção por permitir a visualização e o compartilhamento de dados entre os setores de forma segura. Isso gera uma comunicação melhor entre todos, aprimorando a experiência do consumidor. Ao mesmo tempo, isso gera mais eficiência e evita retrabalhos.

Ainda existem outros fatores que justificam a escolha de um CRM na nuvem, tanto no varejo digital quanto em outros setores de negócio. Eles são: 

  • simplicidade de uso, porque se torna desnecessário investir na compra de equipamentos, manutenção de máquinas e servidores, etc.;
  • acessibilidade, já que os arquivos podem ser visualizados a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet;
  • segurança, pois os provedores contam com estratégias de backup automático e planejamento para recuperação de desastres;
  • flexibilidade, o que gera a redução de custos devido à personalização;
  • atualizações gratuitas e constantes, o que gera conformidade e garante o cumprimento de todas as regras existentes para o setor de atuação.

Mais do que todas essas vantagens, também existe a possibilidade de migração. Isso depende de uma parceria estratégica, que atende a todos os requisitos de conformidade.

Nesse processo, você pode contar com a SantoDigital. Assim, terá a melhor solução de consultoria e poderá iniciar sua jornada de migração para nuvem sem riscos

Por isso, as dicas apresentadas mostram como escolher um CRM de forma certa e segura. Dessa forma, você já pode colocar a mão na massa, escolher um parceiro e fazer o seu processo de migração para aproveitar todos os benefícios.Agora que você já sabe como escolher um CRM, que tal encontrar as soluções certas? Acesse o site da SantoDigital e confira todas as alternativas para alavancar seu negócio.

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