Como alinhar o TI com todos os setores da empresa

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Como alinhar o TI com todos os setores da empresa

A evolução da tecnologia fez com que o departamento de TI esteja presente em todas as empresas, independente do ramo ou da atuação no mercado.

O problema, no entanto, é que em muitas companhias a distância entre esse setor e o restante da empresa pode deixar a impressão de que ele seja improdutivo, recebendo apenas demandas relacionadas a falhas de infraestrutura ou de software.

Mas sabia que, muitas vezes, o maior obstáculo para um desempenho satisfatório é a falta de alinhamento da TI com as demais áreas? Confira, neste artigo, como otimizar essa questão na sua empresa!

Qual a importância de alinhar o TI com os demais setores da empresa?

Apesar das inovações tecnológicas estarem cada vez mais presentes na rotina empresarial, as lideranças responsáveis por essa área ainda encontram dificuldades em garantir o máximo aproveitamento dos softwares e ferramentas. Isso acontece principalmente pelos obstáculos em alinhar o TI com os demais setores da empresa.

A grande questão é: não adianta investir nos recursos mais modernos, se nem todas as equipes estão preparadas para usufruir dessa infraestrutura. Assim, os problemas e falhas se tornam mais frequentes, a produtividade diminui e a empresa não consegue otimizar resultados. Por isso é tão importante cuidar desse alinhamento.

Para aderir à transformação digital e ser bem-sucedido nessa tarefa, é preciso adequar a cultura da organização, garantir que todos os setores estejam bem informados sobre o tema e as configurações que a empresa disponibiliza.

A ideia é que se os seus times caminham juntos, independentemente da motivação para qual utilizam cada tecnologia, as chances de otimizar os desempenhos individuais e coletivos são muito maiores. O trabalho flui com agilidade e eficiência.

Como colocar a estratégia em prática?

Alcançar o alinhamento da TI com os outros setores do negócio está longe de ser uma tarefa simples. A estratégia requer, acima de tudo, planejamento e uma mudança na cultura da empresa.

Mas, valendo-se de algumas ações específicas, é possível facilitar esse encontro entre departamentos. Veja, a seguir, as principais delas.

Promova uma cultura de integração

Não importa o tamanho ou o ramo de atuação de um negócio, todos eles têm um objetivo em comum – aprimorar a experiência do cliente. Dessa forma, é difícil imaginar que elas sejam bem-sucedidas nesse desafio sem um processo de integração entre suas equipes.

Isso permitirá que os departamentos explorem melhor o fluxo de informações e funcionalidades técnicas para impactar o seu público. E assim também deve ocorrer com a estrutura de TI. Cada setor deve contar com ferramentas que atendam suas demandas de atividades, porém eles precisam usar um único idioma para que a empresa consiga manter um padrão de qualidade.

Por exemplo, o departamento de TI precisa compreender a realidade do serviço de atendimento ao cliente para fornecer o melhor conjunto de tecnologias para este trabalho. O setor de marketing depende do feedback das vendas para montar uma estratégia de comunicação certeira.

Como tudo está intimamente ligado ao uso de tecnologia e automatização de processos, a integração é uma medida que se impõe. Não há como otimizar desempenho e satisfação do cliente sem alinhar o TI.

Implemente canais eficientes de comunicação

Apesar de toda a tecnologia disponível no mercado, um dos maiores problemas das empresas, hoje em dia, é a falta de comunicação. Nesse cenário, os gestores precisam ter em mente que investir nessa área contribui para que os colaboradores estejam sempre por dentro dos objetivos e decisões importantes da organização. E isso reflete em melhores desempenhos.

Sabe aquela reunião que poderia ser resolvida por email ou um simples telefonema? Pois bem, a ineficiência na comunicação acaba se tornando uma grande vilã a longo prazo, causando não apenas perda de tempo como também aumentando os riscos de prejuízos.

É por isso que é tão importante dar atenção a como o TI se comunica com os outros setores e como atende aos funcionários de forma geral, tanto formalmente quanto casualmente. Além da cordialidade e uso de uma linguagem padrão, a empresa deve investir em canais eficientes.

Com as soluções certas, a comunicação empresarial será um ponto de fortalecimento para o alcance de uma atuação muito mais organizada e produtiva.

Essa regra não é exclusividade do TI: o mesmo vale para os outros setores da empresa. Quanto melhor for a comunicação e o relacionamento empresarial, mais chances de alinhar o TI com todos os outros departamentos da companhia.

Conte com um CIO

Quando as empresas possuem um CIO, ou seja, um diretor de TI, ele representa o setor no nível executivo, mudando como todos o enxergam. Assim, ele ajuda a mostrar a realidade do setor, oferecendo-se para encontrar soluções inovadoras para a companhia, mensurando resultados de TI e dando mais voz à sua equipe.

Tudo isso ajuda a melhorar a visão de todos os setores sobre o TI, simplificando o entendimento de que o departamento é uma das equipes vitais para a empresa. Além disso, um CIO conseguirá inserir o TI na estratégia da companhia, para encontrar soluções tecnológicas que poderão auxiliar todos os outros departamentos na busca para alcançar resultados positivos.

Alinhe o TI com todos os setores

Para que o alinhamento entre tecnologia e negócio esteja presente em todos os setores é preciso empenho e dedicação dos funcionários para conseguir fazer do TI uma ferramenta eficiente.

Podem ser feitas pesquisas ou reuniões com outras gerências da companhia a fim de levantar as demandas existentes e saber como o TI pode ajudar, buscando as melhores soluções para o dia a dia dos funcionários da empresa.

Dessa forma, o TI deixa de ser um setor que só resolve problemas, podendo fazer parte da elaboração de estratégias para melhorar o negócio da empresa.

Utilizando essas dicas na sua corporação, a tendência é que o alinhamento da TI gere muitas vantagens competitivas, como maximizar a eficiência das operações e reduzir custos. E a SantoDigital pode ajudar você nessa missão. A empresa é especializada na venda de apps da Google, sendo a maior revenda autorizada da América Latina.

O que a sua empresa tem feito para alinhar o TI com os outros setores? Aproveite para conhecer as soluções da SantoDigital e descobrir como levar seu negócio ao próximo patamar!

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