O que é Google Cloud Datastore e como utilizá-lo?

Home Cloud Computing
O que é Google Cloud Datastore e como utilizá-lo?
O-que-e-Google-Cloud-Datastore-e-como-utiliza-lo

O que é Google Cloud Datastore e como utilizá-lo?

O Google Cloud Datastore é um serviço disponibilizado na plataforma online Google Cloud Platform. Trata-se de um banco de dados de documentos No SQL e tem como finalidade o dimensionamento automático. Devido a esse recurso, o resultado é um elevado desempenho, bem como a facilidade para desenvolver aplicativos.

Apesar de sua função principal ser o armazenamento de arquivos, é importante entender que o Google Cloud Datastore é um recurso específico. Válido para muitos casos, ele nem sempre é a melhor alternativa. Nesse caso, vale a pena conhecer o Google Cloud Storage, como funciona e quais os seus benefícios.

Ou seja, o Google Cloud Platform reúne um conjunto de ferramentas que funcionam na nuvem e prestam-se a diferentes serviços corporativos. Neste post, vamos analisar as características do Cloud Datastore. Continue a leitura!

O que é o Google Cloud Datastore?

O Google Cloud Datastore é um banco de dados NoSQL escalonável e com dimensionamento automático. Isso é obtido pelo controle automático de replicação e fragmentação de arquivos. Como consequência, obtém-se alto desempenho, grande durabilidade e ampla disponibilidade.

A solução foi construída com base nas tecnologias Bigtable e Megastore do Google. O usuário que a utiliza pode criar bancos de dados em modo

  • nativo: direcionado para apps web e mobile;
  • datastore: específico para projetos de novos servidores.

Além disso, o Cloud Datastore do Google oferece vários recursos, como índices, transações ACID e mais. Tudo isso faz com que vários benefícios sejam alcançados. Por exemplo: 

  • os dados são replicados em vários data centers, o que assegura a alta disponibilidade de gravação e leitura;
  • o Cloud Datastore pode ser usado para ver os dados a partir de consultas com filtragem e classificação, de forma similar a SQL;
  • o escalonamento é automático, as leituras e as consultas de ancestral são consistentes e ainda há outras vantagens, como transações atômicas.

Como funciona o Google Cloud Datastore?

O Google Cloud Datastore funciona a partir da combinação de índices e restrições de consulta. Assim, o dimensionamento é realizado conforme o tamanho do conjunto de resultados. Ainda traz um armazenamento de dados flexível com o mapeamento natural de linguagens orientadas a objetos e scripts. Também é exposto a aplicativos por meio de múltiplos clientes.

Vale a pena destacar que essa solução trabalha com um armazenamento de dados NoSQL sem esquema (schemaless) e embasado no Google cloud. Assim, é possível fazer as consultas de maneira semelhante à SQL e ter um alto índice de disponibilidade devido à replicação de dados.

Assim, essas características mostram por que a experiência do usuário na nuvem é um assunto importante. Ao usar o Google Cloud Datastore, o armazenamento de dados e a criação de aplicativos se tornam mais fáceis. Para entender melhor, vale a pena conferir os recursos oferecidos pela solução.

Quais são os recursos do Google Cloud Datastore?

Os recursos do Google Cloud Datastore são:

Elevada disponibilidade de leituras e gravações

Sendo executada nos grandes bancos de dados do Google, a ferramenta usufrui de alta disponibilidade. A redundância dos data centers reduz o impacto dos focos de falhas.

Transações atômicas

O Cloud Datastore efetua um conjunto de operações, na qual todas ou nenhuma terá êxito.

Grande escalabilidade com elevado desempenho

Para gerenciar o dimensionamento de forma automática, existe uma arquitetura distribuída. A ferramenta utiliza uma mistura de restrições e índices de consultas para que elas tenham o mesmo tamanho do agrupamento de resultados, não do conjunto de dados.

Armazenamento flexível e o conjunto de dados

O Cloud Datastore faz um mapeamento para as linguagens de script, que são orientadas a objetos. Assim, fica exposto, por meio de diferentes clientes, a alguns aplicativos. Sua linguagem de consulta é similar a SQL.

Criptografia em repouso

Os dados no Google Cloud Datastore são criptografados automaticamente antes da gravação em discos. Caso um usuário autorizado tenha acesso a ele, os dados serão descriptografados.

Equilíbrio entre uma consistência forte de dados

No Cloud Datastore, as consultas de entidade por chave e ancestral sempre oferecem dados consistentes. Apresentando esse modelo de compatibilidade, o aplicativo permite ao usuário excelente manipulação em grande volume de dados.

Gerenciamento sem inatividade planejada

O próprio Google se responsabiliza pela gestão do Cloud Datastore. Isso permite ao gestor concentrar seu trabalho no aplicativo, que tem condições de utilizá-lo mesmo se o serviço receber um upgrade.

Quais são as indicações de uso do Google Cloud Datastore?

As indicações de uso do Google Cloud Datastore são, principalmente, para aplicativos que dependem de dados estruturados em grande escala e com alta disponibilidade. É possível utilizar a ferramenta para o armazenamento e a consulta de seguintes tipos de dados: 

  • catálogos de produtos que dispõem de informações e inventário em tempo real para o varejo;
  • perfis de usuários que permitem experiência personalizada, baseando-se nas suas preferências e operações;
  • negociações baseadas em propriedades ACID, como a transferência de dinheiro de uma conta para outra. No que se refere à ciência da computação, ACID é um conjunto de propriedades de transação em bancos de dados. Trata-se de um acrônimo para atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade.

Quando é melhor utilizar outras ferramentas da Google?

É melhor utilizar outras ferramentas quando você precisa de um banco de dados relacional ou fazer o armazenamento de dados de análise. Ou seja, o Cloud Datastore não é recomendado para todos os tipos de utilização.

Veja casos em que o Google Cloud Datastore não é viável e quais as melhores opções para essas situações: 

  • Cloud SQL é um banco de dados relacional que é totalmente compatível com SQL e é recomendado para sistemas de processamento de negócios na internet (OLTP);
  • Cloud Bigtable é indicado para empresas que não precisam de compatibilidade para transações ACID nem apresentam dados muito estruturados;
  • Cloud Storage é recomendado para o armazenamento de blobs grandes e imutáveis (filmes, imagens, etc.);
  • BigQuery é ideal para realizar consultas interativas em OLAP (sistema de processamento analítico online).

O Google Cloud Datastore é uma solução na nuvem para diferentes situações empresariais. Mas, nos casos em que ele não é viável, o Google oferece outras opções. De toda forma, vale a pena conhecê-las e contar com um parceiro estratégico na análise das suas necessidades e na implantação das soluções.

O texto foi útil? Aproveite para entrar em contato com a SantoDgital e conhecer suas soluções do Google. Também conheça nossas soluções para bancos de dados e armazenamento de objetos acessando nosso site.

[rock-convert-cta id=”6713″]

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: