O uso da inteligência artificial na nuvem: veja as vantagens de investir nela

Home G Suite
O uso da inteligência artificial na nuvem: veja as vantagens de investir nela
O uso da inteligência artificial na nuvem

O uso da inteligência artificial na nuvem: veja as vantagens de investir nela

Você com certeza já ouviu falar de inteligência artificial. São muitos os filmes de sucesso que tratam do assunto de maneira ficcional, ainda que baseados em alguns aspectos reais.

Não são raras também as reportagens na televisão acerca do tema, mostrando os avanços tecnológicos e exibindo robôs divertidos, que simulam movimentos humanos e jogam xadrez. Mas o conceito e a aplicação dessas pesquisas vão muito além do que é abordado pelas câmeras!

A inteligência artificial na nuvem é a tecnologia que permite que robôs operem de maneira inteligente, respondam comandos e executem atividades lógicas anteriormente limitadas aos humanos.

Fazem parte dessas operações os sistemas operacionais por voz, a realidade virtual dos games, e até mesmo algumas funções básicas do computador. Existem, também, as casas inteligentes e integradas à rede quase que por completo; assim como robôs auxiliando na medicina. E esses são apenas alguns exemplos do que pode ser conquistado!

Saiba mais sobre o assunto em nosso post!

Qual o conceito da Inteligência artificial na nuvem?

Iniciada na década de 40 como uma das possíveis funcionalidades do computador ainda em construção, essa tecnologia logo foi aplicada para simular as atividades neurais dos seres humanos na tentativa de compreendê-la, por meio de sua reprodução.

Após passar por várias linhas de pesquisa, suas utilizações na automatização da vida cotidiana e dos processos burocráticos representaram a verdadeira chegada ao futuro. Um dos principais objetivos das pesquisas era que as máquinas pudessem reproduzir tarefas humanas inteligentes.

Hoje, a inteligência artificial trabalha na nuvem para que essas atividades estejam integradas a:

  • um sistema coleta e armazenamento de dados;
  • um sistema segurança avançado;
  • hardware e software para desenvolvedores;
  • interfaces inteligentes para usuários.

Qual sua aplicação e o futuro?

A utilização da IA não tem limites e está em coisas simples do cotidiano, como em corretores ortográficos, câmeras de celular, jogos digitais e senhas de bancos. Eles estão o tempo todo trabalhando com nossos dados e cruzando informações na nuvem para não existirem problemas de oscilação e espaço.

Nesse contexto, o Google não para de lançar produtos no mercado que interagem entre si e melhoram a interação com os usuários.

Com o aumento da precisão no reconhecimento de voz, por exemplo, o sistema operacional poderá entender perguntas mais complexas e executar atividades, como marcação de compromissos, envio de mensagens, entre outros, com menores margens de erros.

A integração de componentes também é a aposta para que a realidade virtual fique mais próxima. Dispositivos como o óculos Daydream View permite acesso facilitado a plataforma Daydream VR, que tem sido uma referência em avanços na área.

Como se relaciona com a economia e os avanços tecnológicos?

Além dos avanços na área tecnológica para a ciência e rotina, o setor econômico é responsável por muitos investimentos feitos na área, a fim de aumentar seus lucros, diminuir tempo e gastos.

Muitos dos sistemas operacionais automatizados das maiores empresas estão na nuvem em total integração com hardwares e softwares responsáveis pelo bom funcionamento de plataformas digitais. Elas, portanto, dão acesso remoto aos produtos e serviços da empresa.

Qual a relação das soluções de IA e machine learning?

O aprendizado de máquina (machine learning) é uma técnica ou subcampo da IA que permite que os sistemas aprendam e melhorem suas habilidades a partir de dados, sem serem explicitamente programados.

Assim, a IA e o ML são usados pelo Google Cloud, já que ajudam a resolver questões complexas das organizações de forma mais ágil.

Como implementar IA na nuvem no negócio?

Para quem está pensando em implementar a IA no negócio, deve ter foco em aplicá-la de forma estratégica, assim como é realizado em grandes empresas, como Microsoft, Apple e Google.

Para que a aplicação seja bem sucedida, deve ser feita pelos responsáveis pelo TI da empresa, realizando o alinhamento dos setores, facilitando o atingimento dos resultados esperados. Assim, é possível fazer a implementação garantindo o aproveitamento máximo das ferramentas da IA. Essa estratégia auxilia na gestão de tempo e de recursos e evita falhas.

Como implementar os princípios do Google Cloud?

Para haver sucesso na implementação do IA, é necessário que as avaliações sejam constantes. Por exemplo, o trabalho com o Google Cloud deve ser feito por equipes especializadas, pois acompanharão as revisões, análises e avaliações de risco, assim como as oportunidades geradas pelos produtos e suas tecnologias específicas.

Quais são as soluções de IA do Google Cloud Platform?

O Google Cloud Plataform tem soluções de IA em todas suas ferramentas disponíveis, sendo:

  • Big Data;
  • Cloud Migration;
  • Compute Engine;
  • Developer Tools;
  • Identity & Security;
  • Machine Learning;
  • Management Tools;
  • Networking;
  • Storage e Database;

Lembrando que é fundamental desenvolver uma estratégia voltada para as particularidades de cada negócio, considerando tanto suas atividades internas quanto a experiência de seus clientes e sua maturidade digital.

Do mesmo modo, você precisa voltar sua atenção para bons fornecedores e parceiros comerciais. Aliás, até mesmo essa relação pode ser integrada e otimizada por meio da IA na nuvem.

Por conseguinte, funções como cálculos, cadastros, transferência de dados e autenticação de segurança avançada são todas executadas por robôs prontos para atender nossas demandas!

Conheça as Soluções IA do Google Cloud Platform que podem ser implementadas pela SantoDigital!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: